Laranja dentro ou fora da Feijoada? Laranja Tira Excesso de Gordura?

 

Laranja dentro ou fora da Feijoada? Laranja Tira Excesso de Gordura?

Fiz a experiência da laranja dentro da feijoada e o que percebi foi uma feijoada com aroma de laranja, gostei, e se não fizer bem, mal não faz. A teoria apregoada por muitas pessoas na internet é de que se colocar uma laranja com casca, ou seja, inteira dentro da feijoada durante o preparo vamos ter uma feijoada light.

Porque cozinhar uma laranja dentro da feijoada ela fica light ou com menos gordura? Segundo acreditam algumas pessoas, a laranja absorve toda a gordura das carnes cozidas na feijoada e vamos ter uma feijoada light, com bem menos gordura.

Será verdade? A minha experiência mostrou que além do perfume cítrico na feijoada, a laranja não parecia tão cheia de gordura assim.

Outro fato que percebi foi que a carne seca que coloquei na feijoada estava desfiando, coloquei ainda joelho de porco salgado e pé de porco salgados, que também soltaram do osso, precisei ficar retirando ossinhos da feijoada depois de pronta. Só ficou inteira a linguiça calabresa fatiada.

Este amolecimento excessivo da carne pode acontecido pela ação do ácido da laranja.


Quando colocar laranja dentro da feijoada

Como mostra a foto, coloquei a laranja dentro da feijoada junto com as carnes para o cozimento. Neste ponto as carnes já foram dessalgadas um dia anterior trocando a água em média três vezes ao dia.

Cozinhar as carnes com o feijão e a laranja. Quando der o tempo total do cozimento, abrir a panela da feijoada, retirar a laranja e temperar a gosto.

Como dessalgar a carne

Lavar a carne em água corrente para retirar o excesso de sal. Deixar a carne de molho com bastante água, trocando a água de três a quatro vezes ao dia.

Esta carne dessalgando deve ficar dentro da geladeira para evitar que estrague.

Outro processo para dessalgar a carne para feijoada é cozinhar a carne separado do feijão e depois juntar tudo.

Podemos ainda dessalgar carne usando sal, colocando na água da fervura uma colher de sopa de sal, que vai tirar o sal por osmose, um processo físico de osmose, quando a água cheia de sal retira a umidade da carne que com a umidade vem o sal também.

Como deixar a feijoada com caldo grosso

Outro problema ao fazer feijoada é como deixar o caldo do feijão encorpado, grosso?

Costumo fazer o processo que libera pectina do feijão e sempre dá certo.

Escolho e lavo o feijão, coloco na panela de pressão com água, tampo a panela e assim que pegar pressão conto cinco minutos e desligo o fogo.

Deixo a panela tampada por 40 minutos.

Em seguida coloco dentro da panela as carnes dessalgadas e mais duras como carne seca, pé, joelho e levo cozinhar por 30 minutos.

Acrescento as carnes mais moles como lombo, costela e deixo cozinhar na pressão por mais 10 minutos.

Depois é só temperar a feijoada, deixar apurar mais um pouco em fogo baixo até ficar com o caldo grosso ou como gostar.

Nesta feijoada da foto, não tive tempo de fazer o processo que libera a pectina do feijão e deixa o caldo grosso.

O que fiz foi deixar o feijão de molho um dia antes, mas o caldo não ficou encorpado como sempre fica e no final das contas, demorou mais tempo para ficar pronta.

Estas são minhas dicas para fazer uma feijoada deliciosa, simples de fazer e com laranja ou sem laranja, já que não vi diferença em relação a gordura.

Para fazer uma feijoada com menos gordura a orientação é escolher carnes mais magras, pé no lugar de orelha que é bem gordurosa, retirar o excesso de gordura das carnes escolhidas e servir a laranja como sobremesa, comendo ela toda, com a parte branca o que tem muita pectina, fibra que absorve a gordura no nosso organismo.

Nenhum comentário